O que é a RNCCI - Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados?

A RNCCI, que se constitui como um novo modelo organizacional criado pelos Ministérios do trabalho e da Solidariedade Social e da Saúde, é formada por um conjunto de instituições públicas e privadas, que prestam cuidados continuados de saúde e de apoio social. Estas novas respostas promovem a continuidade de cuidados de forma integrada a pessoas em situação de dependência e com perda de autonomia.

São objectivos da RNCCI a prestação de cuidados de saúde e de apoio social de forma continuada e integrada a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência. Os Cuidados Continuados Integrados estão centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra. 

Admissão

Através do Hospital do Serviço Nacional de Saúde (SNS)

Contactar o serviço onde está internado ou a Equipa de Gestão de Altas (EGA) desse hospital.

A EGA do hospital pertencente ao SNS onde o doente está internado é quem faz a referenciação para a RNCCI. A avaliação da necessidade de cuidados continuados integrados é realizada, de preferência, logo no início do internamento no hospital, porque é preciso preparar, com tempo, a etapa que se segue à alta clínica.

A proposta desta equipa é apresentada à Equipa Coordenadora Local (ECL).

Através do Domicílio/Casa

Contactar o centro de saúde através do:  

  • Médico de família;
  • Enfermeiro;
  • Assistente social.

A proposta de ingresso na RNCCI é apresentada por estes profissionais do centro de saúde à Equipa Coordenadora Local (ECL).  

Em caso de dificuldade, contactar directamente a ECL sedeada no centro de saúde da respectiva área de residência.

 

Informação:

Unidades de Média Duração e Reabilitação 


Link:

https://www.rncci.min-saude.pt/rncci/constituicao/internamento/Paginas/UnidadesdeMediaDuracaoeReabilitacao.aspx

 

Unidades de Longa Duração e Manutenção 

 

 

Voluntariado 
 
 
 

O voluntariado é uma actividade inerente ao exercício de cidadania que se traduz numa relação solidária para com o próximo, participando, de forma livre e organizada, na solução dos problemas que afectam a sociedade em geral.

A Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro, afirma que "O Estado reconhece o valor social do voluntariado como expressão do exercício livre de uma cidadania activa e solidária e promove e garante a sua autonomia e pluralismo." (Cf. Artigo 5.º)

Por este motivo, a actividade das Unidades da RNCCI prevê a participação de voluntários.

 

UCCI Provedor Júlio Freire

UCCI PROVEDOR JÚLIO FREIRE

 

Unidade de Cuidados de Média Duração e Reabilitação

Unidade de Cuidados de Longa Duração e Manutenção

 

INFORMAÇÕES GERAIS

 É Missão da Unidade de Cuidados Integrado PROVEDOR JÚLIO FREIREAssegurar um conjunto de cuidados de saúde e de apoio social a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem com perda transitória de autonomia, potencialmente recuperável, que necessitem de cuidados clínicos, no âmbito da Média Duração e Reabilitação.

A UCCI assegura os seus cuidados na tipologia Unidade de Média Duração e reabilitação.

EQUIPA DE SAÚDE

Os cuidados de que o seu familiar necessita ser-lhe-ão prestados na Unidade de Média Duração e Reabilitação por uma equipa multidisciplinar que é constituída por:

  •   Diretora Técnica;
  •   Diretor Clínico;
  •   Médico Clínica Geral;
  •   Médico Fisiatra;
  •   Enfermeira Coordenadora;
  •   Equipa de Enfermagem;
  •   Fisioterapeutas;
  •   Terapeuta Ocupacional;
  •   Terapeuta da Fala;
  •   Assistente Social;
  •   Psicólogo;
  •   Animadora Sócio Cultural;
  •   Ajudante de Animação e Ocupação;
  •   Nutricionista;
  •   Auxiliares de Ação Médica;
  •   Rececionista.

O QUE DEVE TRAZER NO DIA DA ADMISSÃO

No momento em que é formalizada a admissão e ao longo do internamento, os elementos da equipa da Unidade poderão solicitar-lhe a seguinte informação:

  •  Cópia do Bilhete de Identidade;
  •  Cópia do Cartão de Beneficiário (ADSE, SAMS ou outro);
  •  Cópia do Cartão do Utente;
  •  Relatórios médicos, caso os possua;
  •  Exames Complementares de Diagnóstico realizados anteriormente (radiografias, análises, eletrocardiograma), e que estejam na sua posse;
  • Contacto dos seus familiares mais próximos.

OBJECTOS DE USO PESSOAL

Deve trazer:

  •   Pijama ou camisa de dormir, robe e chinelos;
  •   Roupa interior;
  •  Roupa para vestir durante o dia;
  •   Artigos de higiene pessoal (pente ou escova de cabelo, copo e escova de dentes, pasta dentífrica, gel de banho, lamina p/ barba, etc.).

Pode ainda trazer:

  •  Livros, revistas ou outros artigos;
  •  Telemóvel.

É aconselhável que o seu familiar não traga objetos de valor ou elevadas quantias de dinheiro pois, no caso do seu desaparecimento, a Unidade de Cuidados Continuados não se responsabilizará pelo facto.

Informamos que não é permitido fumar dentro das instalações da UCCI. Se é fumador(a), peça ajuda ao seu médico para deixar de fumar, pois essa decisão terá um efeito muito positivo sobre o seu estado de saúde atual e futuro.

ALTA

Quando estiver planeada a data de alta do seu familiar, a equipa de profissionais da Unidade informá-lo-á com a devida antecedência.

A alta a pedido do utente implica o preenchimento de um impresso próprio, que deve ser solicitado à Diretora Técnica ou à Enfermeira Responsável de turno e assinado pelo familiar do utente.

A saída das instalações da Unidade de Cuidados Continuados deve ser feita com o prévio conhecimento da Diretora Técnica e/ou com a Enfermeira Coordenadora, junto das quais deverá assinar um impresso próprio.

Se necessitar, pode solicitar declaração de internamento relativa ao período em que o seu familiar permaneceu nesta Unidade de Cuidados Continuados.

VISITAS

 As visitas são diárias e têm lugar no período compreendido entre as 14h00m e as 18h00m. As visitas são realizadas no quarto do utente ou na Sala de Convívio, sendo o n.º de visitas por utente duas.

O Horário estipulado para o familiar/pessoa significativo(a) é no período compreendido entre as 14h00 e as 19h00.

A sua participação e envolvimento no processo de prestação de cuidados são estimulados e apoiados por toda a equipa desta Unidade, de forma a facilitar a recuperação global do seu familiar.

Ajude-nos a proporcionar o bem-estar do seu familiar e o dos outros utentes: por favor, contribua para minimizar o nível de ruído.

Os utentes têm o direito de recusar a presença de visitas. Se esta for a sua vontade, deve comunicá-la à Diretora Técnica.

ASSISTÊNCIA RELIGIOSA E ESPIRITUAL

Qualquer que seja a sua confissão religiosa ou orientação espiritual, pode pedir assistência durante o período de internamento.

No caso de professar a religião Católica, informamos que a Santa Casa da Misericórdia do Barreiro tem um Capelão. Caso desejam falar com o Sr. Capelão devem manifestar essa vontade à Diretora Técnica.

BAR

As visitas têm à sua disposição o Bar, que está situado no Equipamento Lar S. José.

ALIMENTAÇÃO

A alimentação faz parte do processo de recuperação do seu familiar, por isso devem ser respeitadas as orientações dadas pela equipa de saúde, que terá sempre em conta as preferências e o regime alimentar do utente.

A dieta fornecida pela Unidade é completa e equilibrada, pois é estabelecida de acordo com as necessidades nutricionais de cada utente. No entanto, se preferir trazer alimentos do exterior, deve comunicar à Enfermeira Coordenadora, para que ela o possa informar sobre eventuais restrições decorrentes do estado de saúde do seu familiar.

As refeições são servidas no seguinte horário:

  •   Pequeno-almoço – 08h30/10h00
  •   Almoço – 12h00/13h00
  •   Lanche – 15h30
  •   Jantar – 18h00/19h00
  •  Ceia – 22h00

Se desejar permanecer junto do seu familiar durante o período do jantar para o apoiar, deve informar a Diretora Técnica.

PEDIDO DE INFORMAÇÕES E COMUNICAÇÃO COM O EXTERIOR

As informações sobre o estado de saúde do seu familiar serão dadas pessoalmente a si pelo Diretor Clínico ou Médico Assistente e/ou pela Enfermeira Responsável.

Outras informações serão dadas através de ligação telefónica para o número geral da UCCI PROVEDOR JÚLIO FREIRE - 212149948.

 

Email: maria.caixeirinho@misericordiabarreiro.pt (Diretora Técnica/Assistente Social)