Lar Nossa Senhora das Misericórdias

 
Missão:

A missão deste Lar consiste em atender e acolher indivíduos com idade superior a 65 anos, residentes no concelho do Barreiro; garantir serviços de caráter temporário ou permanente adequados á satisfação das necessidades dos seus residentes e funcionar como estrutura de alojamento coletivo que proporcione para além dos cuidados básicos de saúde, higiene e conforto do utente, todas as condições facilitadoras de integração e do seu bem-estar global.

 

Outras informações úteis:

O Dia de Aniversário do utente celebrar-se-á às 15h30, sendo permitido aos filhos e netos participar no lanche. Quando a data do aniversário não coincidir com a data indicada no B.I. ou Cartão de Cidadão, a Instituição deverá ser informada.

Quando a Instituição verificar a necessidade de renovação de calçado e de roupas de uso pessoal, será entregue ao familiar responsável a listagem em conformidade.

Quando os familiares decidirem trazer nova roupa para o utente, deverá vir marcada com as iniciais definidas inicialmente aquando da admissão no Lar e fazer a entrega das mesmas à Encarregada Geral, de 2ª Feira a 6ª Feira, entre as 16h00 e as 17h00, a fim de acrescentar ao espólio existente.

Sempre que o familiar desejar verificar a roupa do utente no quarto, deverá fazer-se acompanhar por uma Ajudante de Lar, durante a hora de visita.

O enxoval do utente deverá ser renovado de dois em dois anos.

Não é permitido fazer entrega direta de medicação aos utentes, pois administração dos mesmos só é feita pelos Enfermeiros e de acordo com prescrição médica.

Não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas.

 

Pedido de Informações:

As informações sobre o estado de saúde do utente, são dadas pessoalmente aos familiares mais próximos pela Enfermeira Coordenadora ou pelo Enfermeiro de Serviço.

Para outro tipo de informação relacionado com o utente, o familiar deverá dirigir-se à Encarregada Geral ou Diretora do Lar e na ausência das mesmas às Ajudantes de Lar ao serviço.

 

Saída de Utente:

É possível a saída dos utentes desde que a Instituição seja previamente avisada (com pelo menos 24h de antecedência), pelos familiares ou pelo próprio que assinarão o respetivo Termo de Responsabilidade.

Será facultado ao utente a roupa e medicação necessárias para os dias em causa.

 

Equipa de Profissionais:

Os cuidados de que necessita ser-lhe-ão prestados no Lar Nª Srª das Misericórdias por uma equipa multidisciplinar, constituída por:

- Diretora Técnica;

- Enfermeiros;

- Encarregada Geral de Serviços Gerais;

- Ajudante de Lar;

- Trabalhadores de Serviços Gerais;

- Telefonista/Rececionista;

- Cozinheiras e Auxiliares de Cozinha;

- Operadores de Lavandaria;

- Administrativos;

- Voluntariado;

- Conjuntamente, estes profissionais asseguram a prestação de cuidados 24 horas/dia, todos os dias da semana.

 

Admissão:

A admissão do utente, far-se-á no dia e hora a definir com o familiar responsável, ou com o próprio, depois de cumpridas as formalidades da entrega da documentação exigida, da entrega do enxoval e da assinatura do Contrato de Prestação de Serviços.

 

Visitas:

As visitas são diárias e têm lugar no período compreendido entre as 16h30m e as 17h30m. As visitas aos utentes efetuar-se-ão no salão, não sendo permitido aos familiares permanecerem nos quartos, exceto quando o utente se encontre acamado.

Sempre que o familiar apresente impossibilidade de efetuar visitas dentro do horário acima referido, poderá fazê-lo noutro horário excecionalmente, mediante autorização concedida pela Diretora Técnica do Lar.

 

Refeições:

As refeições são servidas no seguinte horário:

- Pequeno-almoço – 9h às 10h;

- Almoço – 12h às 13h30m;

- Lanche – 15h45m às 16h30m;

- Jantar – 18h às 20h;

- Ceia – 22h.

Não deverão ser entregues aos utentes alimentos sem autorização dos Enfermeiros, dado poderem existir problemas de saúde. Quando autorizados, devem ser entregues às Ajudantes de Lar que os colocarão na copa e/ou refeitório, dentro da respectiva caixa do utente.

 

Bar:

O Lar de São José dispõe de um bar a que utentes e visitas têm acesso, situado junto á receção do Lar. Existe ainda uma máquina automática dispensadora onde é possível obter algumas bebidas.

 

Serviços:

- Alojamento;

- Cuidados de Higiene Pessoal e de Conforto;

- Alimentação;

- Tratamento de Roupa;

- Acompanhamento ao Médico;

- Cuidados de Enfermagem;

- Serviço de Animação e Ocupação;

- Serviço de Voluntariado;

- Serviço de Culto e Assistência Religiosa:

   Horário do culto: Quartas-Feiras às 15h/Sábado à tarde

 

Serviços de Apoio/Instalações:

- Administração;

- Sala de Convívio;

- Refeitório;

- Copa;

- Quartos;

- Lavandaria;

- Cozinha;

- Oficinas;

- Receção;

- WC´s;

- Gab. Da Diretora Técnica;

- Gab. Enfermagem;

- Gab. Ajudantes de Lar;

- Arrumes;

- Dep. Compras/Economato;

- Capela.