Farmácia

Farmácia

 
 A Farmácia da Santa Casa da Misericórdia do Barreiro nos moldes actuais, nasceu por imperitivo legal em Outubro de 2013, quando da abertura da UCCI Provedor Júlio Freire.
 De então para cá, a sua acção estendeu-se a todas as Valências da Santa Casa para as quais os medicamentos são fundamentais. Procura-se acima de tudo facilitar as tarefas dos nossos enfermeiros(as), e dar resposta às necessidades dos nossos utentes, no mais curto espaço de tempo.
 Para se ter uma noção do volume de trabalho que isto implica, basta lembrar que damos resposta com medicamentos "na hora" a 40 utentes da UCCI na valência de Longa Duração e Manutenção, a 30 utentes na valência de Média Duração e Reabilitação, a 78 utentes do Lar de Nossa Senhora do Rosário, a 78 utentes do Lar de São José, a 25 utentes do Lar Nossa Senhora das Misericórdias, a 17 crianças do Centro de Acolhimento Temporário, até 7 mães (pré-mamãs ou mães com bebés em tenra idade) da Beira Tejo, e prestamos também assistência ocasional a 60 crianças da Creche Rainha Dona Leonor.
 Para tudo isto é necessário fazer a aquisição de medicamentos, quer a laboratórios, quer a farmácias. (A possibilidade que temos em adquirir a laboratórios advém de termos um farmacêutico com competência para tal, pois para a UCCI acima referida, não nos é possível socorrermo-nos das farmácias tradicionais).
 Após a recepção, controle e acondicionamento, os medicamentos ficam, enfim, á disposição de quem deles precisar, sendo enviados em datas pré-definidas, não obstando que sempre que outros sejam necessários, não sejam satisfeitos nesse momento.
 Todo este volumoso trabalho é feito pelo farmacêutico, em tempo parcial e por duas administrativas em tempo integral.